A Nova China

Você sabia que o trem chinês bateu recorde atingindo 450 km/h, reforçando sua liderança no transporte de alta velocidade? E que agora, em abril, haverá uma meia maratona em Pequim com robôs competindo com humanos?

Fonte: captação Agência IMC

Mais surpreendente ainda, a China acelera a busca pela produção de energia e constrói a maior instalação de fusão nuclear do mundo, 50% maior que a dos EUA. No âmbito da comunicação, o seu satélite já superou o Starlink, de Elon Musk. Todos esses dados servem para escancarar o óbvio: a China já está vivendo no futuro. 

No âmbito do marketing, as grandes grifes internacionais como Louis Vuitton, Prada, Dolce & Gabbana, entre outras de igual importância no cenário da moda, não se utilizam das campanhas mundiais no circuito Paris, Milão, Nova Iorque.

Os diretores criativos dessas marcas criaram campanhas exclusivas para o cliente asiático. Isso fala muito sobre a importância de valorizar e conversar diretamente com o consumidor chinês, que está ávido por consumo. 

A China lidera o ranking dos países com maior poder de compra e, portanto, desdobrar campanhas publicitárias exclusivas para essa cultura é mais do que natural e lucrativo. E o resultado final estético se torna encantador. Para os especialistas em trade marketing, recomendo passear sem pressa pelo supermercado Taikoo Hui. Os materiais de gôndola tridimensionais, a organização impecável das prateleiras com suas embalagens ultracomunicativas e o cross selling de produtos estrategicamente pensado é uma aula de comunicação no ponto de venda. 

Ainda, não poderia deixar de mencionar o “novo petróleo” para as vendas no universo digital, a coleta de dados. O governo chinês abriu investigação contra o Google em mais um capítulo na disputa global por tecnologia. E por lá, com todas as formas de pagamento por leitura facial, câmeras a cada metro, dados armazenados pelo aplicativo WeChat (nosso WhatsApp), a China detém a maior quantidade de dados do mundo. 

Confira abaixo um pouco da nossa experiência na colaboração entre as marcas Fila e Maison Kitsuné, em Guangzhou:

Fonte: Instagram Agência IMC

Encerro esse artigo convidando para uma leitura rápida do livro “A Nova China – Para Além do Capitalismo e do Socialismo”, da autora Keyu Jin. Garanto, é surpreendente!